3 dicas para você migrar para a Contabilidade Digital

3 dicas para você migrar para a Contabilidade Digital

contabilidade digital já é realidade para muitos clientes e contadores. Há algum tempo a transformação digital alcançou este setor e, atualmente, os clientes procuram soluções mais rápidas e eficazes para seus problemas.

Portanto, se você é contador ou tem uma empresa de contabilidade, tem um grande desafio: como fazer a mudança para a contabilidade digital?

É isso que este artigo vai responder. Vamos ver 3 dias para ajudar você a migrar para a contabilidade digital.

Entenda o que pede o mercado

A primeira dica é que você precisa entender o mercado no qual está inserido. Isso significa entender melhor como as possíveis soluções digitais se encaixam neste mercado.

Por exemplo, certos setores, como a tecnologia, tem uma facilidade maior em aceitar as mudanças da contabilidade digital. Logo, você precisa conhecer bem quais são os clientes que você pretende abordar.

Também é interessante entender como a tecnologia ajuda cada setor. Já existem diversas empresas que vendem softwares de ERP completos. Entre as funcionalidades, existem módulos voltados para a contabilidade. O que um contador pode fazer, é tentar entrar em contato com a empresa que faz o software, para se familiarizar com ele. Usar o mesmo software que o cliente, já é uma ótima forma de se conectar com ele.

Micro e pequenas empresas, startups e empresas de tecnologia tem uma facilidade maior em assimilar novas tecnologias.

Crie uma nova proposta de valor

O que muitos profissionais do setor de contabilidade precisam entender é que contabilidade digital não é apenas trocar e-mails com o cliente. Existem muitas formas de entregar valor para os clientes, usando a tecnologia para isso.

Ao migrar para a contabilidade digital, o contador deve deixar isso bem claro para o cliente. O que ele ganha ao contar com os seus serviços dentro da empresa. Como o mercado é bem concorrido, é preciso encontrar formas de satisfazer as dores do seu cliente.

O que ele espera? Ele quer eliminar a burocracia e ter uma contabilidade mais ágil? Ele quer um serviço de consultoria para ajudar a tomar decisões em relação ao seu negócio? Seja qual for o desejo, sua proposta de valor precisa ser atraente e entregá-la.

Treinamento, capacitação e cultura

Como dito acima, contabilidade digital não é apenas trocar e-mail ou usar um software de automação. Este é um conceito que precisa estar na cultura do seu escritório de contabilidade.

É claro que a tecnologia é importante, e você deve se familiarizar e empregar as soluções que façam mais sentido para seu escritório. Não somente existem as ferramentas diretamente envolvidas na contabilidade, mas também aqueles que ajudam a crescer a sua produtividade. Porém, a contabilidade digital é uma questão de mindset, mas do que qualquer outra.

Portanto, tanto você quanto a sua equipe precisam estar capacitados em como atuar neste novo sistema. Você pode, e deve, oferecer treinamentos aos colaboradores, para ajudá-los a se adaptar a este novo sistema. Quanto a você, ler sobre o assunto e se informar sobre a contabilidade digital já é um ótimo primeiro passo.

Mas, se você quiser ir ainda mais a fundo e se preparar melhor para a contabilidade digital, pode contar com o nosso serviço de mentoria. Os nossos programas de mentoria incluem treinamentos específicos para os profissionais do setor se prepararem para a contabilidade digital.

Quer conhecer como funciona? Então conheça mais sobre os nossos programas de mentoria!

Rolar para cima