Benefícios do open banking para o seu escritório contábil

Benefícios do open banking para o seu escritório contábil

O open banking é outra grande revolução dentro do setor contábil. Por meio dele, os profissionais podem obter vantagens significativas na qualidade dos serviços prestados aos clientes e dos seus processos de trabalho.

Contudo, ainda existem profissionais contábeis que ficam presos às rotinas administrativas por não conhecerem as vantagens desse tipo de recurso. Como consequência, eles são impedidos de desenvolver atividades gerenciais.

Diante disso e para evitar que você fique preso às atividades operacionais, elaboramos este artigo com os principais benefícios oferecidos por esse recurso tecnológico.

Continue a leitura para saber mais sobre essa solução tecnológica para usá-la na sua rotina como contador:

Rapidez em acessibilidade

Os profissionais que são adeptos à contabilidade digital estão acostumados com novas formas de acesso às informações dos clientes.

Devido ao uso de recursos como o armazenamento em nuvem e a integração dos sistemas de gestão, eles conseguem receber, analisar e compartilhar dados de maneira rápida e eficiente.

São soluções como o open banking que permitem que o contador realize melhor o seu trabalho. Por meio dele, o acesso aos dados é potencializado e acontece em alta velocidade.

Assim, as informações dos clientes ficam ao alcance da contabilidade para registro, análise e documentação de forma automática. Isso otimiza o processo de trabalho da equipe contábil e os resultados alcançados pela mesma.

Mais tempo para a consultoria

É comum que os contadores que não utilizam soluções tecnológicas fiquem presos a atividades rotineiras e deixem a assessoria contábil em segundo plano.

Isso não acontece na nova contabilidade, pois utiliza recursos que otimizam os processos de trabalho. Nesses casos, o profissional pode contribuir para a resolução de problemas na gestão das empresas dos clientes.

Para tanto, o uso de recursos que permitem o acesso rápido às informações relevantes sobre as empresas dos clientes se torna essencial.

Afinal, é por meio deles que o profissional pode automatizar as tarefas administrativas e dedicar mais tempo às atividades de maior valor como a assessoria dos clientes.

Diminui os erros nos processos

A utilização do open banking permite a integração e compartilhamento de dados bancários. Com isso, ele elimina diversas demandas que geralmente são realizadas de maneira manual.

Com isso, além de melhorar a produtividade das empresas contábeis, esse recurso também é crucial para que ocorra a diminuição de erros nesse tipo de processo e no registro de dados do contador.

As informações que chegam ao escritório de contabilidade são alimentadas de modo 100% automático. Assim, ele recebe o mesmo dado que consta no extrato bancário da empresa, por exemplo.

Como resultado, as chances da equipe contábil cometerem erros no registro e análise dessas informações reduzem e a qualidade dos serviços do contador melhora.

Aumenta a compreensão dos clientes

Geralmente, os empreendedores sentem grandes dificuldades para compreender os processos burocráticos e as demandas contábeis. Devido a isso, eles não entendem como o seu negócio está progredindo no mercado.

No entanto, quando esses processos são simplificados, o gestor passa a ter uma visão clara da empresa e do trabalho do contador. O uso de tecnologia contribui para que isso aconteça.

As soluções tecnológicas utilizadas pelos contadores contribuem para que os donos de empresas entendam a movimentação bancária e as quantias que entram e saem do negócio, por exemplo.

Como consequência, a visão sobre o papel do contador muda e o empreendedor passa a ver o contador como um aliado, com o perfil mais consultivo.

Melhora da produtividade com o open banking

Com a introdução de sistemas como o open banking, as tarefas que antes eram realizadas de forma manual são automatizadas. Com isso, a produtividade dos profissionais contábeis também melhora e o acúmulo de papel deixa de existir.

No entanto, para aproveitar esse tipo de recurso, os profissionais precisam utilizar plataformas confiáveis que permitam o compartilhamento eficaz e rápido de dados. Assim, tanto o contador quanto os clientes se sentem mais seguros quanto ao trabalho desenvolvido.

Uma dica bacana é que o contador deixe claro ao cliente como o controle financeiro se torna mais eficiente e qualificado por meio de uso de recursos como esse.

Além disso, é necessário ressaltar que os processos de trabalho serão mais rápidos e executados com precisão.

Agora que você viu quais são os benefícios do open banking e como ele poderá melhorar a segurança e agilidade na prestação de serviços, o que acha de usar essa tecnologia na sua rotina de trabalho?

Por meio desse recurso, você poderá dedicar mais tempo à assessoria e deixar de lado as atividades burocráticas que prejudicam a sua produtividade. No entanto, para que isso aconteça, é preciso se adaptar às funcionalidades que ele apresenta.

Então, quer saber mais sobre essa tecnologia? Continue acompanhando as nossas publicações para ficar por dentro das novidades na área contábil e melhore o desempenho do seu escritório de contabilidade.

Conheça os programas de Mentoria: Contabilidade Digital e BPO Financeiro.

Abraço!

Rolar para cima