Como fazer BPO financeiro?

Como fazer BPO financeiro?

A gestão financeira de qualquer empresa é um processo que toma tempo e requer atenção. Nesse aspecto, o BPO Financeiro é um serviço cada vez mais procurado pelos empreendedores, que buscam terceirizar algumas rotinas em suas empresas.

Como a gestão financeira é algo complexo e que não admite erros, terceirizar o serviço com algum escritório é uma solução perfeita. Isso evita problemas e, quando o escritório contratado tem a experiência necessária, acaba  se tornando um consultor do negócio. Isso permite enxergar novas oportunidades e maximizar os ganhos.

Por isso, você deve considerar oferecer serviços de BPO Financeiro em seu escritório. Quer saber mais sobre o tema? Confira o artigo a seguir!

O que significa BPO financeiro?

Muitos negócios, desde pequenos empreendimentos a grandes empresas, optam por terceirizar processos. E uma dessas áreas costuma ser o financeiro. Nesse aspecto que entra o BPO (Business Process Outsourcing, ou Terceirização de Processos de Negócio).

Muitas vezes, as empresas podem se beneficiar da implementação da prática de BPO, o que significa que mais flexibilidade e eficiência de custos podem ser alcançadas. Mas o BPO não deve ser confundido com a terceirização tradicional. 

Embora a terceirização não seja um conceito novo, geralmente se refere quando um trabalho é retirado do local. Mas com o BPO, toda uma função financeira é atribuída a uma equipe contratada, permanecendo o controle com o proprietário do negócio.

Seus clientes precisam de BPO Financeiro?

Você, como escritório contábil, pode oferecer essa terceirização financeira aos seus clientes. Mas como saber se eles realmente precisam desse serviço? Existem alguns sinais claros que você pode observar, tais como:

  • Seu cliente tem uma pessoa exclusiva para o financeiro da empresa?
  • Essa pessoa tem o conhecimento necessário?
  • Se não tem, quem cuida do financeiro da empresa?
  • Quanto tempo seu cliente gasta com questões financeiras da empresa?
  • Ele está satisfeito com o serviço?

Com base nas respostas a estas perguntas, você já pode entender se seu cliente tem necessidade ou não de um BPO Financeiro. E por mais que ele tenha uma pessoa ou equipe responsável, qual o custo envolvido no processo?

São pontos assim que você pode levantar com seus clientes, mostrando que a terceirização com o BPO financeiro pode ser uma excelente alternativa para seu negócio. Isso pode reduzir custos, permitir maior controle das finanças, ter relatórios mais claros, e dar ao gestor mais tempo para se dedicar ao crescimento da empresa.

Quais os serviços que podem ser prestados?

Como diferencial, seu escritório pode oferecer BPO Financeiro aos seus clientes. Em geral, isso inclui prestar serviços em áreas como:

Gestão do fluxo de caixa

Um dos maiores problemas das empresas é a gestão de fluxo de caixa. Ao oferecer esse serviço aos seus clientes, você pode permitir que ele tenha maior assertividade nessa área. Além de acompanhar todas as entradas e saídas de caixa, e conhecer mais profundamente a saúde financeira do seu negócio.

Você também pode oferecer relatórios ao cliente, com tendências e demais informações relevantes que permitam fazer projeções e identificar oportunidades, tais como linhas de créditos e riscos econômicos.

Contas a pagar e a receber

O BPO Financeiro também oferece a terceirização de contas a pagar e a receber, permanecendo a gestão com o cliente. Esse processo é de fundamental importância às empresas, para que não ocorram furos no caixa, ou então que alguma conta deixe de ser paga, acarretando gastos extras com juros e multas. 

Além disso, quando falamos em contas a receber, elas incluem ainda a emissão de boletos e notas fiscais, que sem o conhecimento ou softwares específicos, podem acarretar um grande trabalho para as empresas.

Conciliação bancária

Esse é outro ponto vital para qualquer empresa, visando garantir que as movimentações financeiras no negócio e o valor existente nas contas bancárias coincidam. Com o BPO Financeiro, esse trabalho pode ser automatizado, evitando furos e identificando rapidamente qualquer erro.

Gestão da documentação

O gerenciamento da documentação da empresa é outro serviço que pode ser incluso no BPO Financeiro. Desta forma, o escritório contábil passa a ficar responsável pela auditoria e arquivamento dos documentos financeiros da empresa.

E para isso, é necessário que o escritório também esteja preparado para fazer esse trabalho, com o uso da tecnologia e dando toda a atenção necessária à segurança das informações, em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

Ofereça combos

Como forma de atrair clientes que estejam interessados no BPO Financeiro, você pode oferecer combos de serviços, permitindo que o cliente possa contratar aquilo que acha mais importante para sua empresa. Essa flexibilidade permite que você possa atrair mais clientes, maximizando seus ganhos.

E como começar a oferecer o serviço?

Você já viu o que é, e quais as vantagens para o cliente, mas seu escritório está pronto para oferecer o BPO Financeiro? O primeiro passo é organizar sua própria casa, padronizando processos, preparando a equipe e contratando as ferramentas certas para oferecer cada serviço.

O segundo passo é contratar uma plataforma de gestão financeira contábil. Isso dará ao seu escritório mais agilidade aos processos, além de muitos deles poderem ser automatizados. A da Conta Azul, por exemplo, permite realizar o controle financeiro, automatização de notas fiscais e boletos, importação de extratos bancário, organização de documentos digitais, geração de relatórios e demais funções do BPO.

Outro ponto essencial é saber se sua equipe está preparada para gerar relatórios e análises claros para os clientes. É isso que poderá fazer toda a diferença na hora de fechar negócio e tais informações precisam ser confiáveis. 

E por fim, é buscar os clientes interessados em BPO Financeiro. Como listamos ali acima, inicialmente comece com seus clientes e veja quais são suas dificuldades, e de que forma o BPO pode suprir isso. 

Com o passar do tempo, vá ampliando seu leque de clientes com base em um público-alvo definido por sua empresa (podem ser pequenas empresas, um nicho específico de mercado, prestadores de serviço, entre outros)

Comece agora mesmo!

Como você viu, oferecer serviços de BPO Financeiro em seu escritório de contabilidade pode ser uma excelente alternativa para ampliar seus ganhos e atrair novos clientes. Mas não se esqueça de só entrar nesse mercado quando tiver certeza que conseguirá oferecer esse serviço com segurança e qualidade.

E para preparar seu escritório para o serviço de BPO Financeiro, oferecemos uma mentoria exclusiva que visa preparar você para esse mercado. Nela, ensinamos todos os passos de todos os procedimentos de cada processo do serviço. Ficou interessado? Acesse nosso site e veja como é fácil!

Rolar para cima