Como implantar o BPO Financeiro no meu escritório?

Como implantar o BPO Financeiro no meu escritório?

O BPO financeiro, ou terceirização do Financeiro, numa linguagem mais clara, é uma tendência que tem se fortalecido nos últimos anos. Diversos escritórios têm adotado essa solução como uma maneira de otimizar suas operações e, assim, alcançar melhores resultados.

Gostaria de saber como implantar o BPO financeiro no seu escritório ou empresa? Em caso de resposta positiva, não deixe de continuar a leitura deste conteúdo.

Mapeie as atividades ou processos financeiros que podem ser terceirizados

Uma das primeiras coisas que precisa fazer para implantar o BPO Financeiro em seu escritório ou empresa é mapear as atividades ou operações que podem ser terceirizadas.

Especialistas recomendam terceirizar as atividades ou funções que não fazem parte da atividade fim da empresa. Com outras palavras, que não estejam diretamente relacionadas ao seu objeto principal, como a venda de produtos ou serviços.

Algumas atividades que podem ser terceirizadas no âmbito do setor financeiro de uma empresa ou escritório são:

– Contas a pagar;

– Contas a Receber;

– Emissão e envio de boletos e Notas Fiscais;

– Emissão de Relatórios de Fluxos de Caixa e DRE Gerencial;

– Etc.

Além disso, à medida que for mapeando os processos financeiros de sua empresa, deve-se considerar as reais necessidades de terceirização de cada uma. Para isso, conte com a ajuda de um profissional especializado, que mostre a você a importância do BPO para o desenvolvimento do seu escritório.

Pesquise por empresas que podem lhe ajudar no BPO financeiro

Após realizar o mapeamento das operações ou processos de negócios ligados ao setor financeiro de sua empresa ou escritório, realize uma pesquisa com o objetivo de identificar a melhor organização que preste serviços nesse sentido.

Nesse processo, faça uma investigação profunda, buscando, por exemplo, por referências em relação à prestadora de serviços de BPO financeiro. Para isso, você pode pesquisar no Google, sites de elogios e reclamação ou até mesmo conversar com clientes.

É uma forma de realizar uma contração de maneira segura e de acordo com os interesses do seu negócio.

Esclareça todos os pontos antes de fechar contrato

Por fim, como última etapa, estabeleça os deveres e direitos que devem ser observados pela empresa responsável pelo BPO financeiro. Além disso, esclareça tudo para que não haja dúvidas.

Além disso, estabeleça formas de controle em relação aos serviços prestados. Uma forma de fazer isso é colocando no contrato a obrigação de a empresa responsável pelo BPO financeiro emitir relatórios objetivos e claros.

Como vimos, o processo de aplicação do BPO financeiro em sua empresa ou escritório é simples e fácil. Requer a observação de algumas etapas, que são comuns em relação à implantação de outros serviços (terceirizados).

Conheça os nossos programas de Mentorias Online e Ao vivo.

Rolar para cima