Contabilidade para startups: aprenda como aproveitar essa oportunidade de negócio

Contabilidade para startups: aprenda como aproveitar essa oportunidade de negócio

A contabilidade para startups é uma grande aliada para gestão de negócios com esse formato. Sobretudo porque eles exigem que as informações sejam acessadas de forma rápida para ajudar nas estratégias dos clientes.

Para tanto, é preciso que os profissionais contábeis ofereçam mais do que soluções diferenciadas. É necessário investir em especializações, mudar a rotina do escritório e se tornar um aliado na gestão dos negócios dos clientes.

Diante disso e do potencial desse tipo de contabilidade, elaboramos este artigo com dicas de como você pode aproveitar essa oportunidade de negócio. Saiba mais.

Especialize-se em tributação para startups

Especializar-se e estar disposto a inovar é fundamental para ganhar espaço no mercado de contabilidade para startups. Para tanto, fique atento à legislação e aos incentivos fiscais oferecidos para as empresas de tecnologia.

Além disso, esteja preparado para grandes variações de faturamento em um curto período de tempo. Afinal, essa é a dinâmica esperada de uma startup quando começa a decolar.

É devido a características como essas que torna-se fundamental ter um especialista na equipe contábil. Ele é o profissional ideal para orientar sobre as opções de enquadramento tributário do negócio.

Torne-se um parceiro de negócios

Hoje, os contadores têm abandonado o perfil de profissionais que apenas fazem declarações e calculam os impostos das empresas.

Para se tornarem imprescindíveis para os empreendedores, eles se tornaram aliados dos clientes no desenvolvimento de estratégias gerenciais.

Com as startups, esse novo perfil profissional é ainda mais valorizado. Pois muitas dessas empresas foram criadas por jovens que precisam de ajuda para o gerenciamento de negócios como esses, e o contador pode contribuir para isso.

O profissional contábil não só cria e analisa diversos relatórios, como também auxiliam na definição dos próximos passos para o crescimento da startup.

Por isso, é importante que você se torne um verdadeiro aliado dos seus clientes e deixe de lado o perfil tradicional de trabalho do contador.

Tenha mais atenção aos aportes de investimentos

Para ingressar na área de contabilidade para startups é recomendado se familiarizar com aportes de investimentos nacionais e internacionais.

Esse tipo de negócio geralmente surge com base em ideias que geram grande impacto no mercado e atraem a atenção de vários investidores.

Nesses casos, o contador precisa fazer os registros dos investimentos e analisar a receita do negócio para avaliar se ela está aumentando e se os custos estão de acordo com o esperado.

A análise financeira feita pelos profissionais devem englobar questões como:

  • Índice de inadimplência;
  • Índice de rentabilidade do negócio;
  • Faturamento realizado e projeção a realizar;
  • Fluxo de caixa com as projeções futuras.

Esse controle financeiro, desenvolvido pelo contador, é essencial para garantir o sucesso da startup.

Utilize armazenamento em nuvem

O uso de tecnologia e recursos inovadores é muito comum quando se trata de startups. Por isso, é importante que você também utilize soluções de contabilidade digital na sua rotina de trabalho.

Um bom exemplo disso é o sistema de gestão com o armazenamento em nuvem. Por meio dele, você poderá ter acesso às informações contábeis do negócio em tempo real e desde qualquer lugar.

Além disso, esse tipo de armazenamento em nuvem também economiza espaço físico no seu escritório de contabilidade.

Afinal, tanto o cliente quanto o profissional podem acessar os dados e relatórios da empresa remotamente.

Como resultado, os processos de envio, recebimento e análise de informações se tornam mais ágeis e eficientes. Assim como o trabalho do profissional contábil.

Invista em contabilidade para startups

Atualmente, a contabilidade para startups é considerada uma grande tendência. Por isso, investir nesse tipo de especialidade é uma excelente forma de se diferenciar e ganhar destaque no mercado.

Uma dica bacana para quem deseja iniciar sua trajetória nesse setor é se espelhar em cases de sucesso.

Ou seja, em empresas contábeis que estão ganhando destaque por assessorar startups.

Assim, além de conferir o desempenho desses escritórios, também é possível analisar quais são as ferramentas utilizadas pela equipe contábil e que poderiam ser usadas pela sua empresa.

A contabilidade para startups é uma grande aliada no gerenciamento desse tipo de negócio.

Nela, o contador passa a contribuir diretamente nas estratégias de gestão do cliente e o auxilia na conquista de novos investimentos, na minimização dos riscos e das despesas.

Por se tratar de um mercado em ascensão, essa área se torna altamente lucrativa para os contadores.

Além disso, ela ainda permite que os profissionais otimizem os seus processos de trabalho por meio da adoção de soluções tecnológicas específicas.

No entanto, para conseguir aproveitar essa área de atuação, é fundamental seguir as dicas indicadas acima.

Assim, você poderá oferecer um serviço de alta qualidade e resultados relevantes para os clientes.

Quer saber mais sobre esse tipo de contabilidade e as novidades do mercado contábil? Continue acompanhando as nossas publicações.

Conheça os programas de Mentoria: Contabilidade Digital e BPO Financeiro.

Abraço!

Rolar para cima