Gestão Contábil em tempo de crise

Gestão Contábil em tempo de crise

Segundo uma pesquisa realizada pelo SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, cerca de 50% das micro e pequenas empresas não passam do terceiro ano de vida.

Trata-se de um índice muito alto. E grande parte disso se deve ao fato de os empresários terem pouco ou nenhum conhecimento sobre finanças e contabilidade, o que acarreta na gestão desorganizada dos custos e despesas do negócio, sobretudo em períodos de crise como o que estamos vivendo atualmente.

De olho neste cenário e tentando escapar de tais prejuízos, é imprescindível que as empresas contratem parceiros capacitados para cuidar das finanças corporativas.

Isso garante maior controle do Fluxo Financeiro e ainda permite ao empresário focar nos demais setores, aqueles que realmente trarão o dinheiro para o negócio: produtos, vendas, marketing, entre outros.

Como controlar as Finanças da minha empresa?

O contador, ou consultoria contábil, poderá orientar o empresário sobre os passos para que a saúde financeira da empresa esteja sempre em boas condições.

Em tempos de crise, a gestão contábil é essencial e contribui de forma significativa para que o negócio atravesse o período instável com o mínimo de problemas possíveis.

Com o cenário econômico instável é natural que as empresas fiquem sensíveis em termos financeiros.

Por outro lado, o Governo Federal cria diversas medidas provisórias no sentido de ajudar os micros e pequenos empreendedores a manter o negócio girando e superar a instabilidade.

Cabe, então, à Gestão Contábil debulhar essas medidas e apresentar ao empresário as melhores saídas legais para o enfrentamento da crise.

Como escolher um parceiro para a gestão financeira da minha empresa?

No mercado existem consultorias que se dedicam a melhorar cada vez mais a performance das empresas na área financeira, são as chamadas “mentorias contábeis”, que entre outros objetivos auxilia no aumento da carteira de clientes.

Hoje, esse é um dos modelos mais indicados para quem deseja ter mais controle sobre as finanças e ainda desenvolver um olhar estratégico para o negócio.

Com bastante presença digital, as mentorias apresentam e demonstram aos seus parceiros uma série de informações e ferramentas que podem contribuir para a melhoria de sua performance.

São empresas dinâmicas que buscam conduzir os empresários a um alto nível de excelência, oferecendo mentorias de diversos tipos e por meio de variadas ferramentas.

Uma boa mentoria contábil inova e diversifica, entregando aos seus parceiros uma série de possibilidades, como cursos on-line de curta duração com dicas de contabilidade do dia a dia e captação de novos clientes, além de inovações tecnológicas, como o BPO Financeiro.

O BPO (Business Process Outsourcing), também conhecido como Terceirização de Processos de Negócios, é um serviço oferecido por mentorias financeiras que permite às empresas terceirizar e automatizar todas as suas entregas contábeis.

Conheça as principais atividades que podem ser realizadas via BPO Financeiro:

Conciliação Bancária: análise do saldo das contas bancárias, para conciliação das entradas e saídas;

Fluxo de Caixa: ferramenta que possibilita ao empresário a gestão das provisões e desembolsos;

Contas a Pagar e Receber: gerenciamento dos boletos a serem pagos e a receber, o que permite o controle dos recebíveis. Gestão das contas em geral;

Indicadores: elaboração de indicadores para análise do desempenho financeiro da empresa;

Emissão de Notas fiscais e boletos.

Outra ferramenta utilizada pelas consultorias financeiras é o Benchmarking de média duração. Esses encontros presenciais têm uma abordagem mais abrangente dos temas contábeis e são excelentes para troca de informações, o que ajuda a definir estratégias assertivas baseadas em informações e mercado.

Conheça mais sobre os nossos programas de mentorias!

Rolar para cima