Impacto do BPO financeiro para os escritórios de Contabilidade

Impacto do BPO financeiro para os escritórios de Contabilidade

Acompanhar todas as mudanças em torno de um escritório de contabilidade não é uma tarefa fácil nos dias atuais.

Entretanto, deixá-las de lado é um erro que nenhum contador deve ousar cometer. Afinal, elas são muito importantes para gerar visibilidade no mercado.

E não são apenas alterações tecnológicas, mas também de conceitos. Um grande exemplo disso é a repercussão que o BPO financeiro e a Contabilidade Consultiva estão tendo…

Deseja saber como implementar esse serviço no seu escritório para oferecê-lo aos seus clientes e aumentar ainda mais sua demanda? Então acompanhe a leitura.

Por que ofertar o serviço de BPO financeiro?

A gestão financeira terceirizada, mais conhecida como BPO financeiro, não traz vantagens apenas para o cliente atendido.

Mas também faz com que o escritório de contabilidade ganhe vantagens também.

Isso porque o BPO é um grande fator de diferenciação do negócio. Pois esse tipo de serviço traz um grande ganho de produtividade aos profissionais.

Afinal, permite que eles tenham mais tempo livre para lidar com aspectos específicos da empresa-cliente. Assim como, sugerir estratégias com base nos dados coletados e analisados.

Por esse motivo, os benefícios serão sentidos financeiramente no escritório, ao passo em que esse novo serviço vai gerando uma receita recorrente vinda da terceirização do financeiro dos clientes do escritório.

Qual o impacto do BPO Financeiro no escritório de contabilidade?

Como já foi dito, implementar o BPO financeiro em um escritório de contabilidade consegue trazer uma série de impactos positivos. Veja alguns deles:

  • Aperfeiçoamento do controle contábil e fiscal;
  • Facilidade na coleta e envio de informações das despesas e receitas de cada área da empresa (favorecendo a elaboração de projeções financeiras);
  • Facilidade no desenvolvimento de metas, objetivos financeiros e indicadores de monitoramento financeiro;
  • Agilidade na elaboração de relatórios gerenciais e orçamentários;
  • Facilidade na identificação de pontos de melhoria na empresa-cliente (o que ajuda na criação de propostas de ações corretivas);
  • Precisão na análise de viabilidade de investimento;
  • Mais visão no monitoramento das variações no orçamento e investigação das causas dessas variações;
  • Mais coordenação na prestação de informações financeiras para auditorias externas;
  • Maior garantia do cumprimento do famoso compliance.

A lista de impactos é grande, mas pode ser resumida em poucas palavras: maior qualidade e agilidade para todos os serviços realizados por um escritório de contabilidade.

Como implantar o BPO Financeiro em sua empresa contábil

Agora que você já analisou se é vantajoso – ou não – oferecer serviços de BPO financeiro para os seus clientes, confira como implantá-lo no seu escritório contábil e desenvolver sua contabilidade consultiva.

Para começar a implantação, primeiro é necessário saber quais os serviços mais procurados no Outsourcing Financeiro:

  • Elaboração de fluxo de caixa
  • Contas a pagar e a receber
  • Gestão orçamentária
  • Gestão de folhas de pagamento
  • Conciliação bancária
  • Rotinas de faturamento
  • Gestão de indicadores
  • Gestão de documentos
  • Gerenciamento estratégico
  • Emissão de documentos fiscais
  • Acompanhamento fiscal e tributário
  • Análise de crédito

O ideal é oferecer uma ampla gama de serviços, incluindo desde as tarefas mais simples do dia a dia até os trabalhos mais complexos – como uma análise de crescimento econômico-financeiro – para orientação da gestão estratégica na administração dos negócios.

Como segundo passo, você precisará identificar os melhores softwares de contabilidade digital para conseguir otimizar o seu trabalho.

Além disso,  garantir informações certas e atualizadas a todo o momento e melhorar sua comunicação com o cliente.

Focar em desenvolver a contabilidade digital no seu escritórioé importante para estruturar seus processos, padronizando-os.

Há diversos programas existentes do mercado que oferecem essas facilidades com excelência.

Portanto, pesquise bastante e, se possível, teste-os junto com a sua equipe para alcançar a escolha final.

Lembre-se sempre de que o objetivo é proporcionar agilidade para realizar todos os serviços que citamos na lista do início desse tópico, além dos outros que você desejar ou precisar incluir.

O que é contabilidade digital e contabilidade consultiva?

De forma simples, o conceito de contabilidade digital diz respeito a uma modalidade da contabilidade que usa a internet e o formato eletrônico em geral como meio para realização das tarefas contábeis – deixando tudo mais simples e prático.

Já a contabilidade consultiva é uma modalidade onde o modelo de relacionamento entre o contador, as informações e a empresa é diferenciado.

O objetivo do profissional aqui é agir de forma estratégica, auxiliando nas tomadas de decisões.

E ao contrário do que muitos pensam, as duas não são opostas, mas sim complementares, visto que uma consegue enfatizar os benefícios da outra.

Portanto, agora que você entende quais os impactos do BPO financeiro em um escritório de contabilidade e como utilizá-los para gerar valor ao seu negócio, comece agora mesmo a implementar essa prestação de serviços na sua empresa e veja o potencial da sua equipe crescer!

Espero que tenha gostado do artigo, um forte abraço!

Rolar para cima