Impactos do Coronavírus no seu escritório de Contabilidade

Impactos do Coronavírus no seu escritório de Contabilidade

A pandemia do novo coronavírus causou um efeito catastrófico na sociedade em virtude das medidas de isolamento social. Comércio fechado, empresas com jornadas reduzidas e pessoas em casa, a economia sofre e, como consequência, diversos setores acabam sendo afetados pela crise.

Não seria diferente com a área contábil. Esse segmento atua diretamente com a gestão financeira e fiscal das empresas, por isso, um escritório de contabilidade pode sentir de perto os efeitos da pandemia da Covid-19.

Elegemos aqui os quatro principais impactos da crise causada pelo novo coronavírus.

1 – Queda na prestação de serviços

Com a redução de carga horária e muitos conflitos no momento de mudanças, pode ser que o escritório sofra com a queda na prestação de serviços. Pode ser que muitas pessoas busquem fazer determinadas atividades por conta própria.

Como a declaração do Imposto de Renda, por exemplo. Embora seja recomendada a contratação de um contador, o contribuinte consegue fazer a prestação sem a necessidade de um profissional.

Sobrecarga, prazos e entregas

Da mesma forma que a crise pode ocasionar uma queda na prestação de serviços, ela também pode resultar no efeito reverso! Sim, mas por quê? Muitos contadores têm relatado uma grande procura por parte das empresas que pedem consultoria nesse momento tão cheio de turbulências. Com tantas solicitações, os prazos podem se tornar cada vez mais difíceis de serem cumpridos.

Nesse aspecto, é importante dar uma boa reorganizada na rotina do escritório, avaliar as prioridades e estabelecer as principais metas para os próximos dias.

Cresce a inadimplência

Conforme mencionamos lá no início do texto, a pandemia foi responsável por um efeito catastrófico a nível socioeconômico. A redução de vendas e o fechamento de estabelecimentos pode fazer com que o fluxo de caixa nas empresas fique no negativo. Dessa forma, há grandes chances de que aumente o número de inadimplentes em escritórios de contabilidade.

Jornadas de trabalho diferenciadas

Se, antes, o atendimento era presencial, com os decretos do governo em relação à quarentena, eles passaram a se tornar virtuais. De certa forma, esse impacto tem sido observado e sentido por contadores que não estavam acostumado com esse tipo de rotina.

Fora do escritório, os profissionais precisam se adequar para falar com clientes por meio de e-mail, telefone ou reuniões via Skype.

A alternativa tem sido divulgar o trabalho de plantão virtual nas redes sociais do seu escritório de contabilidade. Dessa maneira, as pessoas saberão que é possível contratar prestação de serviços pela internet.

O período de quarentena ainda não tem prazo para terminar. Decretos estaduais têm mudado a rotina de empresários, lojistas e consumidores.

Nesta fase crítica, é natural que diversas dúvidas surjam, principalmente quando o assunto se trata de obrigações burocráticas.

Não deixe que a crise afete seu negócio. Mostre que seu escritório pode oferecer um diferencial em meio a esse cenário tão desfavorável.

Entre em contato com a gente, conheça nosso site e saiba mais sobre nossos programas de mentoria. Contamos com profissionais especializados para orientá-lo da melhor maneira possível. Não perca mais tempo.

Rolar para cima