Mercado contábil: conheça as tendências da Contabilidade do futuro

Mercado contábil: conheça as tendências da Contabilidade do futuro

Acompanhar as tendências do mercado contábil é o segredo para o Contador prestar um serviço de qualidade e se destacar diante da concorrência.

Sobretudo, nesses últimos anos onde as práticas contábeis estão sendo modernizadas e os clientes mais exigentes por rapidez e eficiência.

Porém, apesar de saber da importância de se manter atualizado muitos profissionais desconhecem as novas tendências do mercado contábil.

Pensando nisso, elegemos as principais para um futuro próximo da área. Então continue lendo e garanta que seu escritório estará capacitado para implementá-las.

Integração contábil

Essa é uma das tendências do mercado contábil que mais possuem a capacidade de otimizar o tempo dentro de um escritório de contabilidade.

Trata-se de uma solução desenvolvida para conectar toda a área financeira dos seus clientes com o sistema contábil do escritório.

Com essa ferramenta é possível importar os dados lançados pelas empresas em seu sistema financeiro de forma rápida para o sistema contábil do escritório.

Essa integração garante o aumento da produtividade dos profissionais e otimiza a rotina do seu escritório. Algumas funcionalidades que os sistemas possuem e que otimizam o nosso tempo:

  • integração dos vários setores da empresa;
  • acompanhamento do fluxo de caixa;
  • acesso e cruzamento de dados financeiros;
  • relatórios e planilhas financeiras precisas;
  • inventários em tempo real.

Digitalização das obrigatoriedades fiscais

Com a criação do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) o envio das obrigações acessórias realizadas por papel, através do preenchimento físico tornou-se obsoleto.

Afinal, agora podem ser realizadas de uma forma muito mais prática no meio digital.

Através dele, os documentos com todas as informações legais, tributárias e trabalhistas das empresas são enviados aos órgãos governamentais com uma assinatura eletrônica.

Posteriormente, eles são validados juridicamente a partir de certificações digitais. Com isso, a transmissão de dados fica mais segura e simples.

Entretanto, é preciso que o contador domine os programas utilizados e conheça todos os detalhes do processo.

Você está pronto?

Automação de processos

Em meio a tantas obrigações acessórias com seus diversos prazos, a automação de processos se tornou algo necessário.

Essa tendência do mercado contábil permite que o profissional de contabilidade e sua equipe gastem menos tempo produzindo relatórios, digitando documentos e fazendo fechamento.

Nesse novo contexto, eles se dedicam a agir como consultores, apresentando informações estratégicas personalizadas e orientações de acordo com o estilo de negócio de cada cliente.

Nos últimos anos, surgiram muitas ferramentas para facilitar a vida do contador, ajudando a reduzir o ônus da contabilidade manual, aumentando a produtividade dos colaboradores, diminuindo a burocracia e tornando seu escritório mais competitivo.

Dessa forma, é possível dar mais atenção a chamada “contabilidade consultiva”. Ela está revolucionando diversos escritórios e a maneira de se relacionar com os clientes, principalmente empreendedores.

Alguns exemplos de programas são:

Segmentação como tendência do mercado contábil

Essa tendência é uma estratégia que pode reduzir os impactos aos quais um escritório contábil está sujeito em um cenário competitivo.

A segmentação de mercado, vista como inevitável para alguns especialistas de Marketing, nada mais é do que a escolha em seguir um nicho de atuação que tenha um grupo de pessoas ou empresas com interesses semelhantes.

Estabelecer um nicho é a melhor forma de adquirir e demonstrar expertise em determinado assunto.

Além disso, a segmentação permite que o contador tenha o benefício de entender profundamente o negócio do seu cliente.

Assim como atue como um consultor de forma mais personalizada do que outros, dando a ele vários serviços especializados. Alguns nichos são:

  • Start-ups: são representadas, em sua grande maioria, por empresas da área de tecnologia, que possuem uma estrutura bastante diferente das tradicionais sociedades comerciais.
  • Terceiro setor: as organizações sem fins lucrativos têm buscado uma forma de profissionalizar suas demonstrações contábeis em relatórios.
  • Contabilidade ambiental: esse nicho possui uma necessidade crescente de profissionais que tenham conhecimentos específicos da área.

Atendimento online

Além de facilitar a exposição dos serviços do escritório contábil e o próprio cumprimento das obrigações fiscais. Por isso, a tecnologia traz diversas soluções e melhoras na qualidade do atendimento oferecido.

Há apenas alguns anos atrás o contador tinha poucas opções para entrar em contato com o cliente e discutir sobre os serviços prestados, documentos feitos ou qualquer outro assunto de importância.

Hoje, com o desenvolvimento da tecnologia da informação, não é preciso se limitar ao telefone ou fax.

Atualmente  é possível atender os clientes por chat, e-mail, WhatsApp, dentre outros. Isso evita deslocamentos desnecessários e ainda consegue aumentar o número de clientes que o contador pode atender.

Entretanto, é preciso se lembrar de que reuniões presenciais esporádicas ainda são necessárias, mas nada que uma videoconferência não possa resolver.

A implantação de algumas tendências do mercado contábil é muito necessária no dia a dia do universo corporativo. Pois elas conseguem gerar grandes vantagens, tanto para os clientes quanto para os contadores.

Portanto, analise quais aspectos podem favorecer seu trabalho e comece a se atualizar em tecnologia imediatamente.

Rolar para cima