O papel do Contador com o Coronavírus

O papel do Contador com o Coronavírus

O papel do Contador com o Coronavírus

Em tempos de isolamento social, trabalhadores em home office e o comércio fechado, muitos empreendedores têm dificuldade de manter seu negócio vivo.

As incertezas levam a demissões em massa, corte de salários, concessão de férias antecipadas e outras medidas que prejudicam os dois lados da moeda.

De fato, a crise do novo Corona Vírus expõe a nossa economia a traumas de longo prazo. No entanto, o profissional de contabilidade tem formação e capacidade de minimizar os impactos negativos que muitas empresas sofrerão.

A contabilidade é a ciência que estuda os fatos contábeis de uma empresa. Logo, ela gera informações valiosas para a gestão e administração de um negócio.

Afinal, as questões financeiras, tributárias e fiscais ditam a saúde da organização.

Dessa forma, durante uma crise, o contador pode agir como consultor e, assim, zelar pelo equilíbrio econômico de pequenas, médias e grandes empresas.

O papel do contador-consultor

Com certeza, o trabalho de um contador é necessário para além de tempos de crise. No entanto, em um momento de economia tão sensível, mais empresas acabam contratando esse serviço.

Por meio da consultoria de contabilidade, o profissional pode elaborar planos de ações e melhorar alguns processos dentro das organizações, com base em informações fornecidas pela própria companhia.

Além disso, o contador deve entender muito do mercado de seu cliente. Somente assim será possível indicar os pontos fortes e fracos durante a crise e propor ações pertinentes, como cortes de gastos ou, até mesmo, investimentos.

Outro ponto em que o contador tem poder para auxiliar é no equilíbrio fiscal. Um bom planejamento tributário viabiliza economias, que podem salvar um cliente.

Como agir durante a pandemia do Corona Vírus?

Com a economia mundial praticamente parada, muitos donos de empresas podem ficar ansiosos e acabar agindo por impulso. De fato, a crise é histórica e ainda não se sabe até quando vai durar.

É justamente nesse momento que o contador precisa agir. Apresentar alguns cenários futuros pode aliviar a ansiedade do empreendedor e ajudá-lo a se planejar e entender melhor o que pode acontecer.

Além disso, o governo vem apresentando medidas específicas para ajudar pequenas empresas. Fora as propostas em relação a salários e demissões. Também é papel do profissional da área de contabilidade.

Por isso, agora, mais do que nunca, os contadores devem se informar e estudar sobre todos os cenários e medidas impostas pelo governo. Somente com as informações necessárias nas mãos será possível exercer seu trabalho de forma correta.

Vivemos uma situação sem nenhum precedente. Tudo o que está acontecendo é novo para todos e exige muito cuidado e estratégia. O papel do contador, então, é ser o braço direito de clientes que não conseguem ver a “luz no fim do túnel”.

Quer saber mais sobre como a contabilidade pode salvar a vida de pequenos empreendedores e de grandes empresas em momentos de crise, como a do Corona Vírus?

Então acesse o site da Luiz Corrêa Performance Contábil e saiba mais sobre os programas de mentoria online de BPO Financeiro e Contabilidade Digital.

Rolar para cima