O que é BPO Financeiro

O que é BPO Financeiro

O BPO financeiro nas empresas contábeis é algo relativamente novo. Entretanto, poucos já ouviram falar sobre esse serviços, por isso, perdem uma ótima oportunidade de aumentar o faturamento da sua empresa.

Afinal, ao entender essa nova estratégia e saber quais as suas vantagens, torna-se mais fácil perceber como ela pode aumentar o valor competitivo de diversas organizações. Principalmente daquelas mais novas no mercado, como é o caso das MPE’s.

Sendo assim, continue a leitura do nosso artigo para entender mais sobre o assunto, descobrir o que ele tem em comum com a contabilidade digital e ver a diferença que essa estratégia faz para sua empresa ou escritório contábil.

Definição de BPO financeiro

Para entender o BPO financeiro, primeiro é preciso saber o significado da sua sigla. Do inglês Business Process Outsourcing, o BPO pode ser traduzido como Terceirização dos processos de negócios.

Esse tipo de serviço está em alta no mercado brasileiro, devido a demanda de empresas que estão buscando o aumento da sua produtividade. Isso aliado a manutenção da saúde financeira e a redução dos seus custos.

Os serviços contábeis mais comuns no BPO são:

  • Controle do fluxo de caixa;
  • Gestão de contas a pagar e recebíveis;
  • Gestão orçamentária;
  • Cobrança administrativa e judicial;
  • Conciliação bancária;
  • Faturamento;
  • Fechamento de caixa;
  • Gestão de documentos financeiros;
  • Gerenciamento estratégico;
  • Produção de relatórios financeiros;
  • Análise de indicadores de desempenho.

Por que optar pela terceirização?

A gestão financeira de uma empresa é um dos fatores que conseguem definir o sucesso ou o fracasso do negócio. Afinal, a maioria das organizações criadas morrem nos seus primeiros 5 anos por falta de capital.

Entretanto, criar seu próprio departamento financeiro pode ser uma tarefa complicada. Visto que o custo para empregar bons contadores e ainda fornecer todas as ferramentas digitais que eles precisam sairá muito caro.

Nesse cenário, a terceirização das tarefas financeiras é uma ótima opção, pois consegue garantir serviços feitos por profissionais altamente capacitados e experientes, que não irão somente realizar as obrigações fiscais da empresa, mas também criar todo um planejamento financeiro para que ela se desenvolva.

BPO financeiro X Contabilidade Digital

A contabilidade digital é uma forma de prestar serviços contábeis que foca em realizar as tarefas através de processos automatizados. Assim, permite que o contador tenha mais tempo para as necessidades específicas do seu cliente.

Além disso, uma das suas características principais é a integração entre o sistema do escritório de contabilidade com o sistema financeiro do seu cliente, aumentando a eficiência da realização dos processos financeiros.

Dessa forma, é possível dizer que o BPO financeiro faz parte da contabilidade digital, visto que, para oferecer todos os serviços com mais excelência e agilidade, os escritórios de contabilidade contam com os softwares mais avançados da área.

Quais as vantagens desse serviço?

O BPO financeiro consegue ser vantajoso tanto para os clientes, quanto para os escritórios contábeis que oferecem essa opção de serviço.

Isso porque os empresários de MPE’s e Startups começaram a entender a importância de uma excelente gestão financeira para o seu negócio.

Por isso, estão cada vez mais requisitando a terceirização da Gestão Financeira, já que não possuem muito orçamento para contratar funcionários.

Assim, a empresa contábil ao oferecer o BPO aos seus clientes estará na frente dos seus concorrentes em termos de preferência. Por outro lado, os clientes também conseguem uma série de vantagens ao optar pela estratégia de terceirização. Algumas delas são:

  • Serviços flexíveis que acompanham as demandas do mercado;
  • Redução de custos ao evitar o recrutamento de novos funcionários;
  • Redução de custos operacionais;
  • Melhoria contínua na execução dos processos financeiros;
  • Mais eficiência na gestão financeira;
  • Minimização dos erros;
  • Resultados rápidos;
  • Maior foco no core business;
  • Garantia de compliance.

Como começar o BPO financeiro?

Para começar a oferecer o BPO financeiro aos seus clientes, é preciso fazer algumas alterações em seu escritório de contabilidade.

O primeiro passo da mudança é desenvolver a contabilidade digital no seu escritório. Isso significa, automatizar todos os processos possíveis através de softwares e plataformas qualificados para tal.

Em segundo lugar, é preciso garantir que toda sua equipe – incluindo você mesmo – tenha ou desenvolva o perfil de um contador do futuro.

Esses dois passos são importantes para otimizar o trabalho de todos e promover uma visão de mercado maior. Isso permitiria atuar de forma estratégica nas empresas que solicitam seus serviços.

Com isso, basta definir os serviços que serão prestados e caprichar no marketing da sua empresa de contabilidade.

Sendo assim, invista no BPO financeiro sem medo, sabendo que esse diferencial vai fazê-lo alcançar um novo público e, consequentemente, ganhar maiores retornos.

Afinal, a tendência é que a contabilidade tradicional suma e a contabilidade digital vá evoluindo cada vez mais, sempre alcançando um novo papel no mundo dos negócios.

Espero que tenha gostado, um forte abraço!

Rolar para cima