Papel do contador na Black Friday

Papel do contador na Black Friday

A Black Friday é um dos momentos mais aguardados pelos empresários no ano. É época de maximizar as vendas, e o papel do contador na Black Friday também pode ser determinante para o sucesso dos negócios.

Afinal de contas, com a loucura das vendas, é preciso dar atenção redobrada a aspectos como fluxo de caixa, estoque, descontos e planejamento tributário. Logo, mais que apenas vender, o empresário precisa redobrar sua gestão financeira para que esse momento tão aguardado não se torne um pesadelo.

No artigo, explicamos o que o contador pode oferecer como diferencial nesse momento que movimenta o comércio em geral. Confira!

Quando será?

Com a pandemia, pessoas reclusas e o aumento pelo consumo online, a expectativa é de que a Black Friday 2020 seja uma das melhores da história. Como exemplo, na edição do ano passado, somente na sexta e sábado, as vendas foram de R$ 3,2 bilhões.

Em 2020, o evento está previsto para o dia 27 de novembro e promete bater recordes de vendas, mesmo em um cenário de pandemia global, com a expectativa de que seja uma das melhores de todos os tempos.

E qual o papel do contador na Black Friday?

Como já mencionamos, a Black Friday é considerada como um dos eventos mais aguardados pelo comércio varejista. E apesar de originalmente ser americano, o período de vendas celebrado após o dia de Ação de Graças na Terra do Tio Sam, já caiu na graça dos brasileiros que aguardam ansiosos pela data.

E para quem pretende vender nessa data, planejamento deve ser a palavra de ordem. Aí entra a função do contador, ao auxiliar o empresário a fazer um planejamento estratégico para que tudo transcorra da forma mais tranquila possível em termos financeiros e contábeis.

Afinal de contas, antes da data propriamente dita, uma série de processos precisam ser feitos, considerando descontos e outras vantagens que serão oferecidas no dia para atrair o consumidor. 

Uma das ações que o contador pode ajudar é auxiliando também no preparo do estoque para garantir que os itens vendidos sejam realmente entregues. Ele pode indicar ao empresário fazer um reforço no abastecimento de produtos com alta procura. 

Auxílio na precificação dos itens

Outro auxílio que o contador pode prestar é na precificação dos produtos. Ao definir o preço real de cada item, calculando ainda qual a margem de desconto que pode ser aplicada, permite que o empresário consiga cobrir os custos mesmo vendendo os itens em promoção. 

Afinal de contas, mais que apenas vender durante a Black Friday, cada empresário quer ter sua margem de lucro. Desta forma, torna-se vital que o contador elabore uma estratégia baseada em números.

Cabe ainda ao contador avaliar custos com o frete para entrega e a carga tributária que incidirá sobre cada venda, garantindo que os valores inicialmente projetados como margem de lucro se concretizem, e não se tornem um problema futuro ao empresário. 

Emissão de notas fiscais

Com um volume maior de vendas, pode ocorrer do empresário se perder no momento de emitir os documentos fiscais. E problemas nesse momento também representarão dificuldades futuras. 

Por isso, é papel do contador na Black Friday auxiliar seus clientes com a emissão das notas, orientá-los a fazer o download dos arquivos em XML e arquivá-los. 

É também importante que o contador oriente o empresário sobre as notas fiscais e documentos auxiliares da nota fiscal eletrônica (DANFes) relacionados à compra de estoque. Assim, ele terá um controle mais eficiente tanto do estoque quanto do fluxo de caixa da empresa.

Indique a contabilidade digital

Uma forma do contador auxiliar o empresário nesse momento é por meio da contabilidade digital. Nesse sistema inovador é possível prestar todo o atendimento de forma mais ágil e dinâmica para ambas as partes, garantindo maior assertividade e permitindo que tudo possa ser acompanhado, em tempo real.

Com a contabilidade digital, o contador também consegue prestar um serviço mais eficiente e em menor tempo, já que passa a contar com o auxílio da tecnologia para algumas demandas. 

Aqui na Performance Contábil temos o curso de Transformação Digital Contábil, para escritórios que ainda não aderiram à tecnologia. Por meio de nosso curso, o empresário contábil muda sua mentalidade e ganha escala e rentabilidade em sua empresa, usando tecnologia e transformando seu escritório.

Se quer se destacar com a inovação da contabilidade digital e oferecer um grande diferencial nesse período de vendas que se aproxima, se inscreva agora mesmo em nosso curso. Com ele, você verá que o papel do contador na Black Friday é essencial!

Rolar para cima