Só o Conhecimento vai Transformar as Empresas de Contabilidade

Só o Conhecimento vai Transformar as Empresas de Contabilidade

Manter-se atualizado sobre as novas tendências da contabilidade deixou de ser uma opção, para se tornar uma verdadeira necessidade.

Isso porque, o mercado está em constante mudança e precisa de profissionais capacitados para transformá-la em serviços modernos e de alto valor para os clientes.

A boa notícia é que esse conhecimento está cada vez mais acessível aos profissionais. A prova disso é o curso de Pós-graduação de Contabilidade Digital da Faculdade Energia.

Com uma grade curricular inovadora e professores competentes, os alunos aprendem novas técnicas e conhecimentos contábeis.

Esses profissionais são a base para transformar as empresas de contabilidade do país.

Pensando sobre a importância da atualização profissional, elaboramos esse post com informações sobre o tema.

Aqui você também irá conhecer o perfil do novo contador do mercado e as exigências que ele precisa cumprir.

Importância do conhecimento nas empresas de contabilidade

Hoje em dia, o mercado exige que os os escritórios estejam atualizados quanto às principais tendências da área.

Por isso, a atualização profissional é a base para transformar as empresas de contabilidade no país.

Com uma equipe qualificada, é possível prestar um serviço contábil eficiente e inovador para os clientes, que estão cada dia mais exigentes.

Somado a isso, para ter sucesso no mercado, as empresas de contabilidade ainda  precisam dominar os novos recursos tecnológicos, que agregam mais valor e eficiência.

E novamente, para alcançar esse objetivo, é essencial o investimento em palestras, eventos e cursos de aperfeiçoamento na área.

Sem dúvida, essa é a base para o surgimento de serviços contábeis inovadores e de alto valor para os empreendimentos brasileiros.

Atualização profissional para contadores

Os escritórios de contabilidade estão a procura de profissionais acima da média para integrarem suas equipes.

Para se destacar da concorrência, você precisa ir além da graduação e investir em cursos de especialização para se manter atualizado quanto às novas tendências contábeis.

Mas isso não é tudo, selecionamos abaixo alguns dos requisitos exigidos pelas empresas de contabilidade atualmente:

Ser um contador 2.0

Concluir a graduação em contabilidade, ser aprovado no exame de suficiência e estar registrado no Conselho Regional de Contabilidade (CRC), são os requisitos básicos para conquistar um bom posicionamento no mercado.

Como já foi dito, as empresas de contabilidade buscam profissionais acima da média, e isso inclui ter competências pessoais e profissionais como:

  • Flexibilidade;
  • Proatividade;
  • Saber trabalhar em equipe;
  • Conhecimento sobre as mudanças tecnológicas contábeis e fiscais.

É válido destacar que essa última competência é uma das mais importantes. Com os avanços tecnológicos promovidos pelo Fisco, como a criação do SPED por exemplo, exige que o contador tenha domínio sobre o uso desses recursos digitais.

Além disso, os empreendimentos estão usando sistemas de gestão integrados e plataformas online, que não só oferecem informações contábeis, mas uma visão gerencial do negócio.

Através delas, os escritórios conseguem oferecer um serviço consultivo e estratégico de alto valor para os clientes.

Por isso, esse conhecimento é exigido no momento da seleção dos novos colaboradores e os profissionais que o dominam, conseguem obter excelentes vagas.

Ser ético

A ética é outra competência importante para os contadores que desejam se destacar no mercado.

Por isso, o profissional deve conhecer não apenas os Princípios de Contabilidade e as Normas do Conselho Federal de Contabilidade.

Mas também os Pronunciamentos Contábeis emitidos pelo respectivo Comitê.

Também é necessário que o profissional fique atualizado quanto às mudanças na legislação fiscal, previdenciária e societária.

Com esse conhecimento, ele estará apto a prestar um serviço de alta qualidade e dentro das normas exigidas pela regulamentação.

Busca contínua pelo conhecimento

O mercado exige que o contador participe constantemente de cursos, sejam eles presenciais ou a distância.

Além disso, ele também precisa assistir palestras e eventos, isso vai mantê-lo atualizado quanto aos aspectos técnicos e novas tendências do mercado.

Também é importante manter a leitura atualizada quanto às novas tecnologias contábeis.

Esses recursos são essenciais para promover melhorias nos processos de trabalho do escritório e na criação de soluções contábeis que maximizem as informações geradas pela contabilidade.

É válido ressaltar que a atualização profissional para contadores é um processo contínuo.

Deve ser realizado por aqueles que desejam desempenhar serviços de maneira eficiente e de qualidade.

Lembre-se que um profissional capacitado reduz a quantidade de erros, evita retrabalhos e presta um serviço eficiente.

Sem dúvida, ele é uma peça-chave para a gestão financeira e contábil das empresas.

Como você pode perceber, só o conhecimento vai transformar as empresas de contabilidade no país.

Os profissionais que se especializam em cursos de pós-graduação e participam de eventos são aqueles que irão promover essa mudança.

Por isso, Luiz Corrêa Performance Contábil apoia a iniciativa da Faculdade Energia com a criação da Pós-graduação de Contabilidade Digital.

Através deste curso, os profissionais poderão manter-se atualizados sobre as novas tendências da contabilidade e se qualificarem para atuar em um mercado cada vez mais concorrido.

Rolar para cima