Tudo o que você precisa saber para ser um contador consultor

Tudo o que você precisa saber para ser um contador consultor

Você sabe o que faz um contador consultor? Esse profissional tem ganhado cada vez mais destaque no mercado, sobretudo por se tornar um aliado dos empreendedores no gerenciamento das empresas e na tomada de decisões.

Para tanto, ele utiliza recursos tecnológicos e técnicas de assessoria contábil para oferecer soluções eficazes para os clientes.

Por ser uma área em ascensão, ela oferece grandes chances de sucesso para os profissionais que decidem investir nela.

Mas o que você precisa para se tornar um contador consultivo? Por onde começar e em que investir?

Aqui, você vai encontrar a resposta para essas perguntas e o que é necessário implementar. Confira:

Contador consultor: o que é?

O contador consultor é um novo papel desenvolvido pelo profissional contábil, que envolve mais do que apenas cumprir as obrigações fiscais de uma empresa.

Nesses casos, o profissional analisa estrategicamente os dados da organização e contribui para a tomada de decisões mais assertivas dos gestores.

Dessa forma, ele deixa de ter um papel apenas burocrático para se tornar um aliado do empreendedor. Consequentemente, a gestão da empresa ocorre de forma mais eficiente.

Por que investir em contabilidade consultiva?

Ainda não percebeu o verdadeiro potencial de investir na contabilidade consultiva? Para que você tenha uma ideia, cerca de 70% dos contadores não utilizam sistemas informatizados nas suas rotinas de trabalho.

Assim, apenas 30% desses profissionais utilizam tecnologia para fazer algum tipo de integração dos dados dos clientes. Devido a isso, eles ganham diferencial e se tornam indispensáveis para os donos de empresas.

Afinal, devido a forma de trabalho desses profissionais, eles conseguem se tornar parceiros dos gestores e contribuir para a tomada de decisões assertivas.

Isso impacta diretamente a sobrevivência e crescimento das empresas em um mercado competitivo.

Como ser um contador consultor?

Para ser um contador consultor é preciso colocar em prática alguns passos básicos. Por meio deles, você poderá se preparar para uma grande mudança na sua carreira profissional. Confira.

1 – Ser um contador consultivo é um diferencial

O primeiro passo para se tornar um contador consultivo é reconhecer que a contabilidade tradicional não é a opção mais adequada.

Afinal, diversos empreendedores desejam receber recomendações para conseguir melhorar o negócio. Contudo, apenas 25% dos escritórios de contabilidade conseguem suprir essa necessidade do seu público-alvo.

Para atender às expectativas dos clientes, é preciso acabar com as rotinas burocráticas e usar tecnologia para receber e consolidar seus dados.

Esse recurso permite que você ofereça soluções eficientes e se torne indispensável para a empresa contratante.

2 – Invista em tecnologia

O segundo passo para ser um contador consultor é investir em tecnologia e tornar os seus processos de trabalho mais digitais possíveis. Afinal, ao conseguir automatizar as tarefas operacionais do escritório, você terá mais tempo para oferecer outros serviços aos clientes.

Hoje, existem plataformas específicas no mercado que tem funcionalidades como:

  • armazenamento de dados contábeis em nuvem;
  • gerenciamento Contábil, Fiscal e Folha online;
  • recebimento de documentos em tempo real;
  • compartilhamento de informações com equipe contábil;
  • elaboração de relatórios atualizados.

Através de plataformas que apresentam essas funcionalidades, você consegue receber as informações dos clientes e fazer a contabilidade em um só lugar.

Além disso, não terá que perder tempo com tarefas como organização e contabilização de dados.

Como resultado disso, você obtém maior agilidade dos processos, aproxima-se dos seus clientes e ainda consegue elaborar avaliações de relatórios automaticamente.

3 – Seja um aliado do seu cliente

Por fim, o terceiro passo para contador consultivo é se tornar um aliado do seu cliente.

Ao ter todas as atividades operacionais funcionando de maneira automática, você poderá dedicar mais tempo à assessoria e ao atendimento ao empreendedor.

Devido a isso, você pode se tornar um parceiro estratégico do gestor ao auxiliá-lo na tomada de decisões e ao fornecer insights para melhorar o desempenho da empresa.

No entanto, para desempenhar bem esse papel, é necessário que você sempre oriente o gestor com base em dados sobre a empresa e em relatórios personalizados.

Assim, ele saberá que a sua opinião tem fundamento e terá mais segurança na tomada de decisão.

Uma dica bacana é também avaliar os cenários e apresentar as possíveis consequências de cada tomada de decisão do gestor.

A combinação de tecnologia e postura profissional próxima do cliente é a chave para o sucesso da sua atuação como consultor contábil.

Agora que você sabe o que é um contador consultor e a importância de investir nessa área, comece a seguir os três passos que indicamos acima.

Dessa forma, você poderá conquistar cada vez mais espaço no mercado e se tornar um profissional insubstituível para os seus clientes.

A partir desse momento, retire as planilhas, abandone a organização manual dos dados dos seus clientes e invista em recursos tecnológicos capazes de acelerar as operações do seu escritório.

Conheça os programas de Mentoria: Contabilidade Digital e BPO Financeiro.

Abraço!

Rolar para cima